O conceito de Inteligência Emocional implica a existência de um equilíbrio entre a emoção e a cognição, ou seja, as emoções devem encontrar uma adequada conjugação e sintonia com o pensamento.
Em contexto educativo, as competências podem ser promovidas de modo informal (nas vivências do quotidiano, com os pares e/ou outros significativos, em diferentes contextos) e/ou de modo estruturado e formal (através de programas de promoção de competências ou do currículo escolar).
Tendo em conta o contexto atual em que todos vivemos, face à pandemia e mais recentemente a guerra, foi considerado pertinente e uma janela de oportunidade para propor uma reflexão conjunta sobre a inteligência emocional e a escola e sobre todas as questões que lhe são inerentes.
Surge assim o 1º Encontro de Inteligência Emocional na Escola, datado para 1 de julho de 2022, na Sociedade Filarmónica Perpetua Azeitonense, entre as 9h e as 18h, que contará com a presença de ilustres oradores, cuja investigação e percurso profissional assentam exatamente nos construtos da Inteligência Emocional. Será uma viagem a todos os contextos onde este conceito está presente: escola, sala de aula, família, amigos, organizações…