Comunicado | Greve nas escolas do concelho de Setúbal

Ao longo das últimas semanas, têm sido cada vez mais frequentes em todo o país e também no concelho de Setúbal, as greves e manifestações dos profissionais da educação que têm resultado no encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Após um período difícil de pandemia que motivou uma grande instabilidade para as crianças, jovens e respetivas famílias, os atrasos nas aprendizagens, os novos problemas referentes à saúde mental e as novas necessidades que a escola passa a ter de atender, torna-se fundamental que esta seja para todos os agentes educativos um espaço que promova o ensino e o bem-estar na comunidade.

É com grande preocupação que encaramos: a falta de assistentes operacionais e outros técnicos que operam nas escolas, que garantam a segurança e o apoio necessário aos alunos; a crescente falta de docentes colocados no início do ano letivo, que frequentemente se estende por consecutivos meses, colocando em causa a aquisição de conhecimentos definida no Perfil dos Alunos; a falta de condições materiais, de espaço, entre tantas outras.

Acima dos constrangimentos e transtornos que esta greve tem criado aos pais e encarregados de educação, acreditamos que este seja um momento de mudança, par a bem dos nossos educandos e do futuro da educação.

Todavia, sabemos que existem alunos e pais sem redes de apoio familiar, que dependem da escola para exercer a sua atividade laboral, crianças com necessidades educativas que necessitam do acesso a técnicos especializados (que muitas vezes também são escassos nas escolas).

Por todas as situações citadas acima, a COSAP (Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais) encontra-se solidária com a luta destes profissionais, com expectativa que as suas reivindicações sejam atendidas em breve pelo Ministério da Educação, repondo os seus direitos e permitindo melhores condições às nossas crianças.

Como pais e encarregados de educação, pugnamos por um ensino de qualidade para os nossos educandos, e tal só pode ser conseguido com a dignificação da educação em Portugal.

A equipa COSAP
Setúbal, 19 de janeiro de 2023