Associações de Pais
A AP está constituída – e agora?
Após a eleição dos órgãos sociais surge frequentemente a dúvida – por onde começar?
Consulte nesta página algumas sugestões de como iniciar a dinamização da Associação de Pais.
O que fazer?
- Após a eleição, reunir a direção/órgãos sociais, discutir os assuntos imediatos, traçar objetivos e metas, elaborar um plano de trabalho objetivo, distribuir tarefas entre os seus membros.
- Criar, se ainda não existir, o email institucional, um blog da associação e uma página no Facebook.
- A COSAP disponibiliza, aos seus associados, um email institucional com acesso a ferramentas de colaboração Teams e Google Meets e Drive corporativas de forma gratuita. Para saber mais, entre em contacto com o Secretariado.
- Solicitar à direção da escola/agrupamento para incluir no website da mesma um espaço para a associação de pais, onde se possa colocar informação, como os estatutos, lista dos órgãos sociais, convocatórias, contatos e um formulário online para inscrição de sócio.
- Enviar às autarquias locais (junta de freguesia e câmara) e às estruturas do MAP (COSAP, FERSAP , CONFAP e outras APs) a informação sobre os novos órgãos sociais eleitos.
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Em colaboração com a escola, enviar informação aos pais dos alunos do estabelecimento de ensino, na qual devem constar a súmula dos objetivos da associação e os respetivos contatos e endereços do email, do blog e da página no Facebook.
Na mesma informação, poderá fazer um apelo para se inscreverem como sócios, com uma tira destacável onde devem figurar o nome e contatos do sócio, e na qual se pede para ser reenviada à associação, por email ou através de outros meios a combinar com a direção.
- Reunir periodicamente com os representantes de pais da turma e com a direção do agrupamento/escola para identificar problemas e possíveis soluções.
- Apoiar na comunicação aos pais e encarregados de educação as deliberações emanadas pelos órgãos de gestão da escola e pela Associação de Pais, assim como, os eventos das estruturas locais e nacionais do movimento associativo de pais.
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Ter um livro de recibos das quotas, que pode ser igual ao usado nos condomínios, ou criado em computador. O movimento das quotas deve ser lançado em livro próprio, ou no computador em Word ou de Excel. O valor da quota é estabelecido em assembleia geral da associação.
Pode ser determinado um valor mínimo e, também, de acordo com a natureza da associação, o pagamento voluntário da quota.
- Elaborar uma base de dados e ficheiro de sócios em formato digital.
- A recolha de fundos e donativos, como parte da atividade da associação, pode ser feita através de eventos, magustos, festas de natal e de fim de ano, festivais gastronómicos e outras iniciativas. Podem também ser estabelecidos protocolos e parcerias com entidades e empresas, que colaborem e patrocinem eventos e iniciativas.
Organização da associação
Para manter uma boa organização da associação, recomendamos a execução das seguintes boas práticas:
- Elaborar um ficheiro com informações da associação, como:
- Data de fundação;
- Morada fiscal e NIF;
- Conta bancária - Banco e IBAN;
- Data de filiação na COSAP, FERSAP e CONFAP - número de membro, data dos pagamentos as quotas, contatos;
- Lista dos membros dos órgãos sociais;
- Contatos de telefone e email dos membros da AP;
- Endereços e passwords das páginas web e redes sociais da AP;
- Listagem de associados (nome, contatos, turma dos educandos...)
- Listagem de nomes e contatos do(a) Diretor(a) da escola ou agrupamento, Coordenadores de escola, Presidente do Conselho Geral representantes de pais no CG e turma, etc...